sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores


Lição 13: Malaquias – A Sacralidade da Família

Professoras e professores, para esta lição e conclusão do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Iniciem o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Malaquias, o último de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.  A lição tem como título “Malaquias – A Sacralidade da Família”.


- Como trabalhar o tema:
O conteúdo da lição deve ser trabalhado, buscando o envolvimento do aluno com a aula e contextualizando o tema com a vida do seu aluno. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
1 – Contexto histórico da época do profeta Malaquias
2 – Quem era Malaquias
3 – Partes do livro e suas características
4 – Mensagem principal do livro 

5 - Para trabalhar sobre casamento misto, utilizem a dinâmica “E Foram Felizes para Sempre?” (veja abaixo).

6 - Para trabalhar sobre o relacionamento do casal, diante das dificuldades e pontos de vista diferentes trabalhem a dinâmica “O Laço” (veja abaixo).

7 - Para trabalhar sobre o divórcio e suas consequências, façam a seguinte atividade:
No dia anterior a aula, colem dois pedaços de cartolina de cores diferentes, um sobreposto ao outro, e levem para aula do domingo.
Falem: No casamento, duas pessoas se unem com o objetivo de se amarem e formar uma família.
Falem: Estes dois pedaços de cartolina de cor vermelha e amarela representam as duas pessoas diferentes que vão se casar, unindo-se até que a morte os separe. Colem as duas cartolinas, uma na outra.
Então, peguem aqueles dois quadrados,  já colados no dia anteiror,  e tentem separá-los.
Falem: Durante a vida conjugal, aparecem circunstâncias que causam muitas vezes problemas, ao ponto de  alguns casais optarem pela separação, divórcio etc.
Então, nesse momento, concluam a separação das cartolinas e mostrem para os alunos como ficou cada parte:
Algumas partes de um colado no outro.
Algumas partes bastante danificadas.
Falem a separação de um casal traz problemas, lembranças de história de vida reunidas e agora divididas que não se apagam, traumas, problemas emocionais, psicológicos e espirituais.

8 – Sugiro ainda, a leitura do texto “Uma Separação Triste”.

Observação: Há várias sugestões para a aula, oriento que vocês apenas escolham uma, até porque ainda deve haver tempo para a conclusão do trimestre.

9 - Para a conclusão do trimestre, apresento duas sugestões:
Utilizem a dinâmica “Comunicando”(postada abaixo) ou
- Realizem uma gincana. Vejam algumas tarefas para a gincana:
Citar os 12 nomes dos Profetas Menores
Explicar a razão do nome “Profetas Menores”
Colocar na ordem os livros que compõem os Profetas Menores, para isto, utilizem 12 caixas de fósforos identificadas( cada uma) com o nome de um livro.
Identificar a qual profeta pertence a profecia
Utilizar figuras para identificar o profeta ou a profecia

Tenham uma excelente e produtiva aula!


Jesus nasceu! Feliz Natal! 
O aniversariante nos dá um grande presente: a Salvação!

Desejo a vocês um Natal repleto de alegria e um ano novo cheio de bênçãos!

Este blog está fazendo 03 anos, com resultados positivos. Agradeço a você que acessou, comentou e utilizou as sugestões aqui divulgadas. Neste ano que se inicia, desejo que esta parceria continue fortalecida.
Com um abraço, Sulamita Macedo.

Fonte :Atitude De Aprendiz 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...