domingo, 23 de junho de 2013

É realmente lícito ao cristão acompanhar novelas?


Temos notícias de igrejas que proibiam seus membros de terem em seus lares um aparelho de TV,Outras liberavam seus membros, mas os proibiam de verem telenovelas. Atualmente, com a crescente secularização em nosso meio, ver novelas tornou-se algo comum, as pessoas não conseguem ver mal algum em terem alguns momentos de descontração através dessa programação.

Mas perguntar não ofende: É realmente lícito ao cristão acompanhar novelas?
Para responder a essa questão, recorramos a Biblia. Em Filipenses 4:8 Paulo aconselhou aos irmãos: " tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

É fato: as novelas brasileiras exercem uma influência direta na vida e no comportamento das pessoas desta nação! Não é apenas uma forma de entretenimento, é bem mais que isso, é uma instituição doutrinária agindo de maneira eficiente na sociedade, ditando modas e valores. Pesquisas recentes afirmam que o número de divórcio subiu em decorrência da influência direta das novelas, caso deseje saber mais a respeito, 

Estando cientes disto, vamos ao segundo questionamento: Que tipo de valores estão sendo propagados?
Traições, homossexualismo, sexo antes do casamento e mesmo em fase juvenil, filhos se rebelando contra pais, divorcio como melhor saída para crise no casamento, cenas de erotismo em horário nobre,incentivo ao sentimento de vingança, imagem de que para ser feliz as pessoas precisam se submeterem aos padrões dos artistas: magros, malhados, siliconados e submetidos a cirurgias plásticas. E qual a imagem que passam do evangélicos? Personagens fanáticos, ladrões, arrogantes, etc.

Agora finalmente vem a última pergunta: "A quem interessa a propagação destes valores? Certamente que não a Deus!

Mas você pode estar se questionando: Mas eu não penso da mesma maneira! Logo não ha problema em assistir!
Televisão vive de audiência, logo, se tais novelas conseguem obter algum sucesso, elas o devem as famílias que lhe dispensam dias e horas de audiência, estando você que aprecia nesse índice. É a mesma história do furto, alguém dirá: "eu não roubei, apenas comprei o objeto furtado!" Oras, se não existissem compradores, os ladrões certamente não roubariam, pois esse é o objetivo destes, no final vender e lucrar.

"Mas se eu deixar de ver novelas, elas não sairão do ar". Bem...você pode até ter razão. Mas fico imaginando o efeito que seria, se todo lar evangélico deste país desligasse suas TVs no horário das novelas. Com certeza teríamos uma queda significativa na audiência. Sabemos que isso é uma icognita, mesmo assim, você poderá dizer com tranquilidade: "Se esta porcaria está corrompendo minha nação, não é com minha audiência! Eu não fiz parte disso!" Fora que você não estará perdendo nada de bom, pelo contrário, poderá aproveitar melhor seu tempo em algo útil ou edificante, talvés até terá mais tempo para sua familía!

Novelas...é correto o cristão as assistir? Responda isso para si mesmo.
Deus os abençõe e os esclareça!

Escrito por Ismael Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...