segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Origem da fogueira das festas juninas


Ontem fiquei impressionado pela quantidade de fogueiras, e fiquei curioso para saber o porque desta tradição , e depois de pesquisar consegui a resposta ,confiram ai  aqueles que não sabiam também .
É uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã ,o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e, assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão(“A tradição... Está ligada ao culto ao Deus sol, homenageado para que não se afaste muito da Terra e evite invernos rigorosos e estiagens longas”).
Lógico que é preciso ser muito “crédulo” para achar que isso é verdade. A história mostra conclusivamente que a fogueira era um símbolo do culto do “deus sol” mais uma tradição pagã.
Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde", que se tornou a famosa árvore de natal, a fogueira do dia de Midsummer (25 de junho) tornou-se, pouco a pouco, na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as Festas de São João Europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...